quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Barbara & Bruno


"Eu passei muito tempo pensando no que dizer nesse momento, fiquei muitas noites tentando rascunhar as próximas palavras, mas percebi que, tudo o que está acontecendo aqui hoje, foi fruto que algo não programado, não previsto, não arquitetado.Conheci a Barbara, “como Barbara”, do nada e no segundo seguinte eu estava apaixonado. Pois bem, sem programar, sem arquitetar e sem prever, tentarei ser tão feliz agora no que vou dizer, quanto fui no momento em que a conheci. Em que conheci a minha pequena.
Certo! Não vou ler o que escrevi. Vou dizer de improviso as palavras do meu coração. Seguindo meu improviso, queria dizer que...

Brincadeira.

Acontece que ocorreu algo tão especial comigo, que não posso mais viver no improviso. Desde que a conheci, tenho tentado ser como tantos outros homens que me foram exemplos na vida. Exemplos de maridos e exemplos de pai e tentando ser homem como algumas mulheres, que também foram ótimos exemplos de pai e mãe ao mesmo tempo.

Por isso, hoje mais cedo, renasci. Rasgaram minha certidão de nascimento e me deram outra. Agora tenho um novo nome. Agora sou da Barbara, tal qual ela é minha. Me chamo agora Bruno Barduchi Oliveira da Silva e ela se chama
Barbara Barduchi Oliveira da Silva. Hoje, amanhã e sempre, eu quero pensar no que vou dizer, no que fazer, no próximo passo, quero merecer a pessoa mais especial na minha vida. Quero merecer você Barbara.
Você é a pessoa mais especial na minha vida. É a pessoa que estará presente em todos os momentos da minha vida. A pessoa com quem vou brigar por tudo.

Você é a pessoa por quem terei ciúmes por tudo.

Mas também será a pessoa que vai estar nos melhores momentos da minha vida. A pessoa que eu sempre vou amar até que se acabe a vida de um de nós.


E além. - Porque é claro que se ela morrer antes eu ainda a amarei! Esse é o conto de fadas contemporâneo, o príncipe rabugento que se esforça pra fazer a princesa feliz. O príncipe com cara de mendigo e a barba por fazer, que se esforça para manter a aparência menos pior. E é por isso que eu vim aqui hoje dar uma casada, de boas. Vim aqui te dizer, na frente das pessoas mais importantes da minha vida, e na frente das pessoas mais importantes na sua vida, DIZER QUE TE AMO.
Trouxe esses seres humanozinhos aqui, para que eles sejam testemunhas, de que eu disse o seguinte: “Vou ficar com você até que a morte nos separe, pois eu te amo e vou fazer 8 filhos em você.” - Está certo, quanto a quantidade, depois chegamos num denominador comum.

Obrigado por me ouvirem, obrigado por estarem aqui." - Bruno Barduchi Oliveira da Silva, 3 de dezembro de 2016.
         Quando Estela e eu chegamos ao Cantinho da Cozinha Mineira nos deparamos com Fabio Kulakauskas e Zé Roberto ensaiando para a apresentação que se seguiria em breve. Seríamos só nós a brincar num "Qual é a música?" Silencioso nas primeiras notas de cada canção? Poderia ser. N'algum momento surgiram os noivos trajados de elegantes sorrisos e branco. Até então, eu só conhecia por meio de uma composição que Bruno me mostrara meses antes. Além, é claro, do Facebook. Então você tem a personificação de uma ideia. Um, feito de dois. Longe de quebrar a individualidade de cada um, mas a espontaneidade fazia parecer que a qualquer momento um começaria a completar a frase do outro. Risos de amor, risos de nervoso, rios de amor e maravilhamento mútuo. 
No meio de tudo isso o pedido de Fabio para que eu monte um repertório. Os músicos já sabem o que farão, eu não. Num sulfite verde azulado me prontifico registrar por alto as atmosferas. Alheio à movimentação da entrada dos convidados escrevi:

"Possível repertório desaparecido.

A verdade é que as canções provavelmente tem vida própria. Uma vida entre cada uma das seis cordas do violão e entre as inomináveis cordas vocais. Numerá-las nem sempre é necessário, elas estão por aí esperando ser imaginadas. Quem ouve sabe ser a esperada, ou a que se queria. Sejam músicas de uma banda com apenas uma, sem projeção ou que embalou amores em novelas globais, estas sempre as mais lembradas. Diria Gessinger: A vida imita o vídeo.
Pessoas se reúnem em ensolarada manhã para uma celebração silenciosa, afinal, você nunca saberá quais os caminhos uniram cada um ali. Amigos, irmãos, companheiros de trabalho. Os pais, tios. O ruivo resumo: família, família. Todos embalados na mesma balada que é a de cantar um amor, sempre novo amor. 
Haverá também canções falando da vida, em suma. Compostas por todos os artistas que nos precederam nesse ofício artístico singularmente plural que é entoar sentidos e sentimentos.
A aleatoriedade do repertório tem o sabor da vida em sua falta de controle cotidiana. Por esse prisma, reitero, numerá-las é amordaçar a fluidez do dia. Haverão sim, pedidos. Cada um a buscar nos sons os ecos das trilhas transitadas antes da reunião. Nos livros, cada encontro precisa ser capaz de transformar as personagens de maneira brutal. Como estão a fazer os protagonistas desse dia. O um mais um já não é dois, é um novo ser! Sendo assim, de que importa a ordem das canções?"

         Mais tarde, no momento mais esperado do ritual, Fabio dedilhava Paciência, de Lenine, enquanto Barbara declarava seus votos. de como eram dois perdidos e encontraram o sentido um no outro. As dúvidas se partiram e as dores foram minimizadas. Quatro letras conservam miríade de significados. Os grãos de amor da perfeita simetria, a força mútua. Os versos de todas as canções não se igualariam a um sentimento que prosseguiria além do fim do mundo.
"Costumo dizer que você trouxe cores, sabores, essências. Pois tudo ficou melhor, com você veio o sentido que procuramos incessantemente, porém, não imaginava que o sentido de tudo era o amor. O nosso amor. Você e eu é tão certo quanto o calor do fogo.E o tempo? Temos todo o tempo do mundo, o tempo para nós não existe não importa se são dias semanas meses anos décadas séculos milênios que vão passar o que conta é a nossa intensidade, a vontade de sermos um do outro, porque você está nas coisas tão mais lindas. Cá estamos nós, com exatos onze meses e quatorze dias, casados! Com a arte do seu jeito tudo faz sentido. Como diz Frejat, eu vou tratá-lo bem para que ele não tenha medo quando começar a conhecer os meus segredos e amor tudo o que ofereço é meu calor meu endereço a vida do teu filho desde o fim até o começo. Amor meu grande amor te amarei de janeiro a janeiro até o mundo acabar." - Barbara Barduchi Oliveira da Silva, 3 de dezembro de 2016
          Num delicado intertexto com os votos Barbara empunhou o violão para cantar As Coisas tão mais lindas de Cassia Reis e Nando Eller, . O discurso de Bruno surgiu ao melhor estilo Bob, mesclando emoção e bom humor. Após os votos do casal emprestei o violão para tocar duas canções, algo que não fazia publicamente há anos. Receoso de macular o momento segui com Piano Bar e De Fé, esta última com mensagem clara do esposo para a esposa: Quando eu mais preciso eu só tenho você. Ainda houve espaço para Fabio dividir os vocais com sua amada Hellaine em Janta e De Janeiro a Janeiro. Sem soar irônico uma canção folk versando sobre um fim de relacionamento ser performada por um enamorado casal. O sol acalentava o sábado de encontros e reencontros contribuindo para a beleza da união de Barbara e Bruno. 


***

Doze dias depois, recordo a primeira vez que vi o Bruno cantando essa composição, acho que era julho; Sempre penso que o último verso será "mas é" contrapondo a estupefação a permear os versos. É interessante perceber as formas de cada um compor. Ali estava o sentimento sincero versado, sem dúvidas, o nome de Barbara claramente, quase um vislumbre do que já era e seria. Realizei essa gravação rudimentar como um simples registro, sou a máquina de recordações. Se a qualidade do som compromete, os versos conservam verdade e não poderia surgir n'outro texto. Em épocas de retrospectivas uma canção nova. Para não perder o hábito de uma citação, no livro Para Ler e Guardar de Hermann Hesse ele diz que quanto menos confia em nosso tempo, quanto mais vê a humanidade estiolar-se e perder-se; tanto menos se propõe a revoltar-se contra a sua ruína e tanto mais acredita na magia do amor. Concordo com ele.


         


Como Pode ser Verdade (2016)

Meu espelho nunca foi tão fiel
Nenhum vidro nunca viu tanto em mim
Como vê seu olhar, como diz seu olhar
Quero ser na sua vida o meio
Um porto para tempestade
Se alinhar no meu peito
Dominar a paisagem
É pequena na fachada
Gigante no jeito
Estratégia pra fazer me sentir maior
Todo o tempo a seu lado
É pouco, atrasado
O relógio não trabalha
Sem vontade, má vontade

Como pode ser verdade?
Ela não pode ser verdade!
Desafia ciência e religião
Duvidar da realidade
Ela se acha no meu peito
O seu lugar pra descansar
Um anjo sem acreditar que pode voar
Barbara!
Início da família, começo da história
Todos os filhos num sorriso
Começo e fim da trajetória
Na minha vida até o fim
Finais de fadas cantarão
Mesmo sem força pra andar
A minha mão vai segurar

Como pode ser verdade?
Ela não pode ser verdade!      
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário