segunda-feira, 17 de abril de 2017

Erwin Wurm - O Corpo é a Casa - CCBB

"Pois o fato imediato é simultaneamente ordinário e duvidoso - um poste de luz é apenas um poste de luz, mas também pode ser diversas coisas. Sempre falta alguma coisa no aqui e no agora, de tal modo que a compreensão de algo reside paradoxalmente em certa renúncia a compreender este algo. Não posso compreender o fato que existo, mas posso escolher qual finalidade minha existência possui neste mundo em que me é dado a existir. Não posso decidir como o mundo deveria ser, mas posso decidir como sou neste mundo." Excerto de Cinismo como Potência, de Marcos Beccari no livro Existe Design? Indagações Filosóficas em Três Vozes 
Cena do vídeo da canção Can't Stop com, à época, com o guitarrista John Frusciante

         Em 24/01/2003 o clipe de Can't Stop era lançado. Mark Romanek dirigiu o Red Hot Chili Peppers em uma série de ações inspiradas nas esculturas do artista austríaco Erwin Wurm, entre os movimentos criados está a foto que ilustra esse post. Freei o ímpeto de fazer um gif. Muito provavelmente, não resistirei à intenção de colocar o vídeo. Quantas oportunidades uma pessoa pode ter de ver uma ala dedicada à reprise ininterrupta do vídeo de uma de suas bandas favoritas? Mais: me pergunto quantos jovens podem ter passado pela exposição e conhecido a banda, acessado o YouTube em seus smartphones e marcado o clipe para assistir mais tarde? Como sempre, divago... melhor agir ao perceber com a lembrança do link:




         Levei quase quinze anos para estar em meio a tais obras, poder ver os visitantes a se tornar 'one-minute sculptures' criou uma nova dimensão para a apreciação da arte, afinal, ainda que as instruções fossem as mesmas a ação de cada indivíduo tornaria a obra distinta. Dentro disso, aqueles que se dirigiram ao Centro Cultural Banco do Brasil acompanhados se deram bem no quesito "criações-de-obras-coletivas-por-minuto", já outros dados a - solipsismos? - caminharem calados e metidos consigo mesmos parecia mais prático se deter por instantes contemplando a diversão coletiva, esperando a tão sonhada brecha para vencer a si mesmo e pedir a alguém que tire uma foto para posteridade, até que a batalha é perdida e é momento para mudar de ala.

A tentativa de encontrar enquadramentos inusitados em meio às obras.
         "Metaforicamente, pode-se entender que a mesma energia que esculpe um bronze ou um ferro é a energia que esculpe nossos corpos. A caloria que nos faz ganhar ou perder peso é a mesma força que briga com as formas da escultura. Você é o escultor do seu corpo; corpo é obra, obra é corpo." Creio tenha sido o primeiro conceito artístico inquietante a que me deparei nesse ano de 2017. Por carregar uma verdade inconveniente e me fazer sentir um escultor de insucessos, carregando em si o cemitério das vontades. Quem sabe se a divisão entre a escrita, a composição, os desenhos fosse feita de maneira igualitária com as pedaladas, os abdominais e os alongamentos. Resta seguir o lema que o Dr. Gregory House retirou dos Stones: You Can't Always What You Want, não. Recorrer a uma frase como essa seria, provavelmente, apenas outra fuga e o tempo da fuga acabou. Pelo menos até que seja tempo outra vez.

Colocar O Artista que Engoliu o Mundo próximo à cafeteria era a ironia derradeira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário